sábado, 23 de agosto de 2008

VINIL - GRAVAÇÕES E CAPAS DE DISCOS DE ARTISTA



Andy Warhol, 1971; Roy Lichtenstein, 1983; Jaroslaw Kozloeski, 1987; Robert Rauschenberg, 1983
10 Mai - 13 Jul 2008 - MUSEU DE SERRALVES

Com a expansão da expressão artística para o campo do som e do aspecto
visual da gravação e das suas capas, a banal capa de disco tornou-se
definitivamente um objecto de culto. Esta exposição apresenta gravações visuais
e acústicas de artistas plásticos, registadas desde os anos 20 até ao presente.
Também se exibe documentação de uma grande variedade de experiências sonoras e
linguísticas, frequentemente no limite daquilo que se entende como música.

É com grande pena que recordo aqui esta excelente exposição que tive o prazer de visitar no Museu de Serralves tanto tempo após a minha visita, o tempo nem sempre é muito mas aqui fica de boa vontade um pequeno comentário.
Esta exposição era composta por uma série de exercícios visuais baseados na música e nas várias capas de vinis executadas por artistas com provas dadas na área do design ou artes plásticas. Penso no entanto que poderiam ser exibidos também alguns exemplos de artistas portugueses (visuais) também por uma questão de contextualização, uma vez que a exposição abrangia um longo espaço temporal e seria interessante enquadrar aquilo que se realizava no nosso país no seio de um mundo agitado culturalmente.
Durante a exposição também era possível escutar um sem número de albúns marcantes em termos de música e imagem de modo a estabelecer-se a ligação entre o som e a imagem que o procurava reflectir ou simplesmente contrariar. A possibilidade de analisar as relações entre o design e som das bandas era sem dúvida uma mais valia desta exposição que apreciei imenso.

Sem comentários: