sábado, 23 de agosto de 2008

Pingo Doce VS Pingo Doce

Como muitos de vocês já terão reparado o Pingo Doce, uma das maiores cadeias de hipermercados, encontra-se neste momento a divulgar a sua nova imagem gráfica. Queria aqui chamar a atenção para aquilo que a mim enquanto designer e cliente me parece um crime visual.

Queiram observar as diferenças e efectuar os vossos próprios juízos acerca desta péssima criação. Como o bom Zé Povinho diria "Que coisa é esta? Passar de Cavalo para Burro?". "Quem fez aquilo?", é uma questão que deixo no ar. Provavelmente já se deve ter refugiado com a vergonha ou será que realmente acredita que aquilo é Design, que aquilo é Comunicação?




Eu detenho esta opinião altamente critica pois desde o primeiro momento em que vi aquela imagem fiquei chocada, a utilização da cor negro num logotipo de hipermercado atribui-lhe um carácter muito deprimente e pesado, penso que se a intenção da utilização desta cor visava demonstrar estatuto e refinamento, características atribuídas muitas vezes ao negro neste aso não me parece apropriado nem parece funcionar.

Outra característica desta imagem é a fragilidade das tipografias utilizadas, pingo doce surge-nos em letras minúsculas em tipografia manual estilo escolar imitando a textura do giz que me parece muito despropositado e não funcional, algo infantil, até. Poderia mencionar também aquela estranha inclinação e a sua relação com o restante texto, o slogan. Quase arriscaria a dizer que a fonte utilizada no slogan é a arial, mas o amago da questão é que as duas simplesmente não funcionam em conjunto.

O conjunto tem um grande peso visual mas funciona? É agradável visualmente? Atractivo? Lamento mas não.

Esta não é apenas a minha pinão, antes de escrever este post tomei a liberdade de inquirir algumas pessoas minhas amigas designers e simples leigos na matéria e nenhuma das pessoas com as quais falei informalmente me pareceu muito satisfeita com esta alteração. A anterior imagem da empresa em questão penso que era bastante mais forte e interessante mas pelos vistos foi sentida a alteração de uma mudança, mudar não é um erro mas mudar para pior sim.

Espero apenas que este meu texto não fira susceptibilidades, como disse é apenas um descargo de consciência de uma designer que vagueia por este nosso país á beira mar plantado.

1 comentário:

MG disse...

Concordo contigo! É pena que tenham investido numa imagem gráfica que é tão frágil. Eu ali leio/vejo "regresso ás aulas" e não "hipermercado de qualidade".