terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Floresta Gráfica


SILO - Espaço Cultural
Floresta Gráfica

Inauguração a 31 de Janeiro
SILO - Espaço Cultural

"Idiomas" é uma série de 6 exposições comissariadas pelo designer inglês Andrew Howard encomendada no âmbito do programa que a Fundação de Serralves tem vindo a desenvolver juntamente com o Silo-Espaço Cultural do NorteShopping. Esta série pretende explorar o dia-a-dia do mundo do design gráfico, olhando para as linguagens e formas visuais que os designers usam e para o impacto que estas têm nas mensagens que eles expressam. Olhando de perto para as coisas que frequentemente temos por garantidas, a série pretende explorar não apenas o que é dito mas a forma como é dito, o modo como linguagens e formas visuais são utilizadas para expressar ideias, mensagens e informação.

Floresta Gráfica é a quinta exposição desta série, onde se pretende demonstrar que uma visita a qualquer supermercado é o testemunho da omnipresença do design gráfico nas nossas vidas diárias. Milhares de produtos em embalagens cuidadosamente desenhadas competem pela nossa atenção. E quando consideramos todos os outros itens com os quais temos regular contacto – desde jornais, livros e revistas, à cartolina e papel de embrulho, cada um deles passou pelas mãos de um designer gráfico – somos capazes de construir uma imagem da floresta gráfica em que vivemos.

Esta exposição não se pretende focar no design individual dos objectos que nos rodeiam, mas sim, no vasto mosaico que eles compõem. Na tentativa de criar novas perspectivas, a exposição pretende apresentar estes objectos sob formas em que eles não são habitualmente vistos, num estado da sua produção antes de estarem completos ou transformados nos objectos que nós sabemos e reconhecemos.

Dentro do processo de produção destes itens gráficos um vasto rol de técnicas e componentes são usados, bem como desperdiçados, itens que são os resíduos naturais da maioria dos processos de produção. A exposição pretende também apresentar o maior número possível de exemplos deste processo.

Sem comentários: