terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cinanima 2007



O Cinanima é o Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. A sua 31ª Edição, decorrerá de 5 a 11 de Novembro de 2007.

"O Cinanima oferece aos amantes da sétima arte um programa diversificado e de vanguarda. Para além da secção competitiva internacional, contempla ainda uma série de actividades que vão desde a organização de workshops, debates, exposições, passeios turísticos e sessões especiais e retrospectivas. (...) um ambiente agradável, descontraído e familiar. Criam-se, assim, amizades que perduram ao longo do tempo. Espinho, a cidade que todos os anos acolhe o festival,situa-se no litoral, a escassos 17 kms do Porto e é o enquadramento perfeito para um dos festivais de animação mais antigos do mundo."

Quando se fala em Cinanima é impossível esquecermo-nos do importante contributo do designer português João Machado. Quem nunca viu num qualquer lugar uma imagem muito semelhante a esta que nos relembra que a festa da animação vai começar? Quem consegue passar indiferente face este casamento perfeito entre uma "instituição" e um designer? Este dura desde o primeiro Cinanima e no site do mesmo podemos observar a extensa história desta frutífera relação. Em muitas poucas situações se pode observar uma cumplicidade tão notória entre um cliente e um designer. Estes cartazes funcionam já com imagem de marca inequívoca do festival.

O exemplar deste ano não é excepção, mais uma vez este prima pela riqueza expressiva tanto ao nível da cor como da forma, detentora de um equilíbrio entre a delicadeza poética (ao qual o autor já nos habituou) e o poder objectivo da imagem estilizada, captando o nosso olhar e a nossa mente.

João Machado é um dos designers portugueses mais reconhecido internacionalmente e mais premiado, cuja técnica é marcada fortemente pelo uso do aerógrafo e por uma paleta de cor muito característica. é com certeza um nome incontornável do Design em Portugal.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Bem vindos

Espero que este blog responda aos vossos anseios e desejos. Trata-se apenas de um projecto embrionário que pretende envolver mais do que uma pessoa e tapar algumas lacunas no que diz respeito à crítica do Design de Comunicação em Portugal. Quando falo em Design pretendo também englobar áreas como a Ilustração, Animação, Cartagismo, Paginação, Fotografia e outras actividades que demonstrem igual importância na área da Comunicação e dos seus meios dos quais esta se serve.